quarta-feira, 26 de março de 2014

No dia dos 242 anos de Porto Alegre se chega duas horas após o previsto


Por quê? Respondo. Colocam a dupla grenal para jogar no mesmo dia. Um às 19h30 no Humaitá e o outro às 22h no Vale do Sinos. Com isso, o trânsito que devido às "obras de melhorias para a Copa" já é difícil em horários de lúcifer, fica ainda pior. 

Minha tia, a Rosani, que é professora, funcionária do Estado e que sai todos os dias às 06h da manhã para dar aula no Sarandi a crianças sofridas, chegou 20h em casa, há pouco, quando que seu horário normal, ligando sua tevê e alimentando seu cães em seu doce lar é às 17h. Mofou no trânsito em pé e coxada por homens no ônibus.

Eu, reles estagiário de jornalismo, cheguei em casa há pouco, porém não peguei lentidão no meu trecho trabalho-casa, pois pego o Trensurb. Mas pra contrapor isso, vim numa lata de sardinha num vagão qualquer. Por quê? Respondo. Federação Gaúcha de Futebol esperta, juntamente com qualquer outra coisa ligada a Fortunati, resolveu colocar uma semifinal de campeonato gaúcho (sim, o charmoso) para às 19h30, em Porto Alegre e o outra às 22h, em Novo Hamburgo. Resolve colocar no mesmo horário que muitos portuários estão voltando para o seu lar a fim de alimentar seus cães, descansar e se preparar para mais uma luta no dia seguinte.

Pra completar, pessoas que se dizem seres humanos e torcedores, se provocam nos arredores duma estação e outra devido à "rivalidade". Resultado: algumas coisas quebradas e xingamentos. Coisa pouca. Coisa só pra enfeitar ainda mais o belo cenário obreiro da capital gaúcha.

Estão esperando no final do texto o já clichê "imagina na Copa", né? Não terão, comparsas. A humilhação que o povo porto-alegrense anda passando já é tamanha que palavras não deverão mais serem ditas e sim aceitadas. Temos incrivelmente que nos conformar, como a imagem de um cidadão, que hoje foi visto tomando água numa poça de chuva na Rua da Praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário