terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pega uma coisinha bem boa pra ele!

Rotina de acordar cedo todos os dias não é só "privilégio" meu. Milhões de brasileiros passam pela "proeza" todos os dias. Uns acordam de suas respectivas camas já exclamando, outros cantarolando e felizes. A rotina é uma realidade. Uns optam por não tê-la, outros precisam-a para poder ser adequar ao mundo cronometrado aí fora. Eu tenho uma rotina. A de acordar bem cedo todos os dias, pegar a bicicleta e o trem a fim de chegar ao meu primeiro destino pela manhã: o trabalho. 

Como de costume, saio de casa sem café na barriga na maioria das manhãs. Rotina. Hoje não foi diferente. Quando desci da Estação Farrapos, da Trensurb, fui até a mesinha que vendem-se salgados e cafés para pessoas que, assim como eu, não tomam café em casa e preferem gastar uns pilas fora dela. Uma banquinha de um casal de senhores extremamente simpáticos e humildes, que vendem salgados quentinhos e com preço baixíssimo - é preciso ressaltar isso. 

Enquanto fazia meu pedido de sempre (pastel folhado de frango e café pequeno), um rapaz chamado de mendigo se aproximou. Seu odor era impregnante e na sua linguagem faltava decoro. Ele começou a catar umas moedas na frente do casal simpático que madruga todos os dias para ali vender seus lanches humildes e quentes. Começou a catar mas não terminava nunca de somar as poucas moedas em suas mãos. No instante eu quis dar uma de bom samaritano e ajudar com uns trocados para ele tomar um café e comer um pastel, mas antes que eu mencionasse tal gesto, o senhor da banquinha, cujo ainda não seu o nome e me envergonho por isso, olhou para ele. Na mesma hora pensei: "Vai ser enxotado como um cão molhado, certo." Quem nunca viu uma cena destas? Infelizmente é normal. Mas longe disso. O senhor que ali está todos os dias sempre às 06 da manhã perguntou:

- Quê tu qué? Tá com fome?

O rapaz murmurou e disse algo que ninguém entendeu. Em seguida, o senhor dos pastéis soltou para a sua esposa:

- Pega uma coisinha bem boa pra ele! Deve tá com fome, né, filho?

Hoje minha rotina foi diferente. Fiz o mesmo trajeto, as mesmas ações, mas foi diferente. Foi diferente porque eu vi um trabalhador brasileiro, que ao contrário de muitos não é "infeliz" e nem de mal com a vida todas as manhãs. Quem nunca viu uma cena ou foi tratado de forma estúpida? Esperei uma reação negativa do cidadão, pois na maioria das vezes temos a mania de sempre esperar o pior em situações como esta. Minha rotina foi diferente porque eu vi uma pessoa que AMA o próximo. Que sabe como TRATAR um ser humano, por mais mal cheiroso, sem educação e sem dinheiro que ele esteja. 

Eu me comovi hoje pela manhã. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário